POR QUE LAVAR ROUPA ANTES DO PRIMEIRO USO?

FALE-COM-ELe-guarda-roupa

Hoje o assunto é sério, de utilidade pública e que interessa, principalmente àquelas que, como eu, adoram experimentar uma roupa nova, afinal sou #espiãfashion Muitas vezes não lavamos a roupa  antes de usá-las a primeira vez, pois elas perdem o aspecto de novas e já na primeira lavagem ficam um pouco desgastadas e opacas, também tem a questão: queremos usar de imediato. Mas, não lavá-las e passá-las em ferro quente, é um grande erro, pois as peças e cada um de seus componentes (cada fio do tecido, linha, botões, acabamentos…) passam por uma infinidade de mãos e ambientes antes de chegaram às lojas. Depois que chegam às lojas, as peças podem ser provadas por diversas pessoas, as quais não sabemos a procedência.

Entre algumas das doenças contagiosas que podemos pegar no provador para seu armário, estão:

– Sarna: doença contagiosa causada por um ácaro muito pequeno, caracterizada por uma coceira, geralmente à noite. Em crianças menores acomete principalmente, a cabeça, o pescoço, os ombros, as palmas e as solas dos pés. Em crianças mais velhas e adultos, as mãos, os pulsos, os órgãos genitais e o abdômen são afetados. O diagnóstico é feito por análise microbiológica da pele. O tratamento é feito à base de cremes específicos (fonte).

– Micoses: infecções incômodas e resistentes, causadas por aproximadamente 100 espécies diferentes de fungos, algumas vezes confundidas com aletgias ou mesmo hanseníase. As mais comuns são: a frieira ou pé-de-atleta que acomete os pés; a tinha crural, que aparece mais entre as coxas; a tinha do couro cabeludo; a micose das unhas… O diagnóstico é feito por um dermatologista e o tratamento é demorado. (fonte) – 

Pediculose: doença causada pela infestação de piolhos. Apesar do piolho do couro cabeludo passar através do contato de cabeça com cabeça, não é descartada a hipótese de ser transmitido pelo uso comunitário de roupas. Já o piolho de corpo, denominado Chato, deposita seus ovos nos fios das roupas que necessitam do  calor do corpo para sua eclosão. Este piolho habita, principalmente a região genital e os sintomas são parecidos com os do couro cabeludo. O piolho do corpo já foi responsável por muitas mortes no passado, pois ele é o vetor da febre recorrente. (fonte) – Além destas e inúmeras outras doenças, ainda pode-se pegar através das roupas: herpes genital (aqui) e tricomoníase (aqui).

Apesar do risco de contágio, não há motivo para pânico, pois para nossa sorte, a população não está infestada de todas estas doenças contagiosas, senão a “shopaholics” estariam todas contaminadas a esta altura. Como previnir  doenças contagiosas no provador: – Ao experimentar peças íntimas, fazer uso d protetore ou experimentar por cima das suas; – Antes de usar as roupas novas, lave-as e passe-as com ferro quente; – Não empreste suas roupas, não use roupas coletivas ou de outras pessoas, afinal pode-se adquirir  HPV que pode levar ao câncer de colo de  útero. Veja mais sobre este assunto aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *