#Designers: Hedi Slimane

HEDI SLIMANE

saint-laurents-revenue-has-doubled-since-hedi-slimane-came-on-board-1

Hedi Slimane é um designer e fotógrafo francês, nascido em 5 de julho de 1968, aos 11 anos Hedi ganhou sua primeira câmera e aprendeu a revelar fotografias através do método da câmara escura, aos 16 ele já fazia suas próprias roupas, no entanto, logo depois entrou para a École du Louvre em Paris onde estudou História da Arte. Sua vontade era ser jornalista e repórter.

Em 1996 foi contratado por Pierre Bergé como diretor criativo da linha de prêt-a-porter (pronto para vestir) masculina da Yves Saint Laurent, depois ele se tornou diretor artístico. Em 2000 Hedi decidiu deixar a YSL, após ser convidado como diretor criativo da Dior Homme e da Jil Sander, mas ele escolheu a Dior. Em 2007 Hedi não renovou seu contrato com a Dior e retornou ao mundo da fotografia. Em março de 2012 Slimane foi anunciado como o novo diretor criativo da Saint Laurent Paris.

run_15
Hedi Slimane para a Yves Saint Laurent Rive Gauche, Outono Inverno 1998

 

Hedi Slimane criou uma nova identidade para a então orfã Yves Saint Laurent, as mudanças contavam principalmente com a mudança chocante do logotipo (Saint Laurent Paris e não mais Yves Saint Laurent) e identidade da marca, Hedi incorporou seu estilo pessoal à grife – ele que possui um longo histórico de colaborações com os movimentos grunge, punk e rock’n’roll – punk/grunge. Apesar da enxurrada de críticas (inclusive da campanha “Ain’t Laurent without Yves”) Hedi é responsável pela recuperação da popularidade e das finanças da marca.

Aint-Laurent-Without-YVES-T-Shirt-Black

fall13 _YVS0384.1366x2048

A carreira de Hedi, se deu quase totalmente pela moda masculina, nesse meio tempo ele reinventou e introduziu códigos ao segmento, como por exemplo: a silhueta skinny (que já havia sido proposta por Raf Simons), e mais recentemente as tendências de moda grunge e punk, como jeans rasgados, botas de couro/camurça, jaquetas perfecto de couro, etc. Ele também procurou maneiras de glamorizar o estilo rocker (glam rock) onde usou como referência o ícone da música e da moda, David Bowie.

1044290 1044292 1044300

A importância de Slimane na moda masculina se deve principalmente às suas colaborações imagéticas, seu trabalho como fotógrafo de moda contribuiu para várias publicações e campanhas, inclusive da própria SLP onde fotografa todas as campanhas da marca.

Daft-Punk-Saint-Laurent-Music-Project-campaign BLOG MEN-FW14_WEB-1210_46light

Fontes:

Wikipédia

YSL

HEDI SLIMANE DIARY

DAZEDDIGITAL

STYLEZEITGEIST

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *